CORTE QUÍMICO: COMO SALVAR O CABELO? - Mireli Leão

10 de março de 2022

CORTE QUÍMICO: COMO SALVAR O CABELO?



Como o próprio nome diz, o corte químico é uma quebra severa dos fios que acontece como consequência de procedimentos capilares químicos. Fios frágeis, sem brilho, ásperos, quebradiços e com a cor desbotando rapidamente são sinais de alerta.


Essas imagens são alguns exemplos retirados do Google!

••

Oi gente, tudo bem? Hoje vou contar para vocês quais cuidados estou tendo com o meu cabelo após sofrer o temido corte químico. 

Para quem é novo por aqui, em julho de 2021 fiz uma "selagem" em um salão de beleza aqui da região, e  meu cabelo teve corte químico em algumas areas.. ele simplesmente QUEBROU em algumas regiões. Para lidar com o quadro, procurei um cabeleireiro de confiança, ele fez um tratamento de RECONSTRUÇÃO no meu cabelo, e também aparou as pontas para retirar a parte mais fraca, igualar o comprimento, e dar aquela "disfarçada".


As fotos a seguir mostram como ficou o meu cabelo APÓS o tratamento e o corte.


                                 
Mas além do tratamento e do corte, também é preciso seguir com uma rotina de tratamentos EM CASA, para que assim consigamos recuperar totalmente o nosso cabelo. Neste post reuni algumas dicas que deram certo comigo, espero que ajude vocês também!

• Tônico de alho: Ele é rico em vitaminas e minerais que aumentam a resistência dos fios e melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo. Promove o crescimento dos cabelos. Atua como um excelente anticaspa. Reduz a queda dos fios. Diminui a oleosidade. Tem efeito adstringente e fungicida. E fortalece os cabelos.

Modo de usar: Faça uma prova de toque antes da aplicação, evitando assim reações alérgicas. Se não teve reação, aplique o produto em todo o couro cabeludo, massageie com movimentos circulares, pressionando com a ponta dos dedos, e deixe o tônico de alho agir por cerca de duas a três horas. Remova normalmente com os produtos de costume. Finalize com a máscara e o condicionador de sua preferência.

• HidroNutrição com óleo de rícino e mel: Separe três colheres de uma máscara bem consistente, duas colheres de mel e uma colher de óleo de rícino. Misture tudo e aplique nos cabelos lavados apenas com shampoo. Deixe agir por 40 minutos, com uma touca ou sacolinha. Enxágue e finalize conforme a sua preferência. É essencial que o mel seja orgânico e de boa procedência, e ele hidrata até mesmo cabelos quimicamente tratados. O óleo de rícino vai potencializar a hidratação, atuando também no fortalecimento dos fios. Também costumo fazer pré poo com alguma máscara baratinha + óleo de girassol!

• Máscara Fortalecedora Patauá Natura Ekos: Sua fórmula contém óleo de patauá e foi feita para cabelos finos e fragilizados, com crescimento lento ou que quebram facilmente. É um poderoso tratamento bioscosmético para o fortalecimento da fibra capilar. Feita com óleo bruto de patauá, esta máscara diminui a quebra, recupera os fios enfraquecidos e deixa a cutícula uniforme. Seus cabelos mais fortes e encorpados. É um produto vegano, com 93% origem natural, e Biodegradável. clique aqui e confira a resenha completa desse produto. Ela entra na etapa de reconstrução. Essa é outra dica, INVISTA EM MÁSCARAS DE RECONSTRUÇÃO CAPILAR, elas vão tratar do cabelo danificado.

• Vinagre de Maçã:
 Ele ajuda a acidificar os fios e trazer de volta ao seu pH mais equilibrado. Em cabelo com corte químico, o vinagre de maçã pode agir como neutralizante, selando as cutículas e parando a ação do produto que por ventura ainda esteja nos cabelos. Como usar o vinagre? Para cada 200ml de água fria, adicione 4 colheres de vinagre e aplique após o uso do condicionador. Pause por 5 minutos e enxágue com água abundante, até total retirada do produto (e do cheiro).

• Nada de fonte de calor
Deixe os fios respirarem: tente não utilizar fonte de calor para finalizar os fios! Em um cabelo com corte químico, qualquer temperatura mais elevada pode reativar a ação da química e piorar a condição do cabelo danificado. É melhor deixar secador, chapinha, babyliss e afins de lado por um tempo.

• Reparador de pontas - Touca de cetim 
Uso reparador duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir. Ajuda MUITO! Touca de cetim também é uma ótima opção para quem deseja um cabelo menos quebradiço, macio, sem frizz. 

Nenhum comentário