Skincare Na Gravidez: ácidos proibidos, riscos e cuidados - Mireli Leão

29 de setembro de 2022

Skincare Na Gravidez: ácidos proibidos, riscos e cuidados


Para manter a saúde da mãmae e do bebê, recomenda-se evitar o uso de qualquer cosmético ou dermocosmético que tenha qualquer tipo de ácido, hidroquinona e uréia.

Por exemplo: Uma pessoa com pele mista/oleosa/acneica investe em sabonetes, tônicos, hidratantes e serúns que possuam Ácido Salicílico, junto ao Retinoico ou Ácido Glicólico ( já que são usados para tratar acne, poros dilatados, e claro, para controlar a oleosidade da pele ). Mas o uso desses ácidos são proibidos durante a gravidez! 


Na gravidez e na amamentação, o Ácido Retinóico é proibido pois pode passar pelo leite e causar mal formação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê. 

Isso também vale para o Ácido Salicílico, por ter uma grande capacidade de absorção pela pele, o ácido salicílico não é recomendado para gestantes. Pode ocorrer casos de intoxicação pelo ácido salicílico em alta concentração de uso tópico (Salicilismo) e em áreas extensas da pele podem ocorrer também. Alguns estudos mostram que há risco de teratogenicidade que pode levar a um desenvolvimento anormal do feto, ou seja, a uma mal formação congênita.

Alfa Hidroxiácidos (que pode estar no rótulo como ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático, ácido málico e ácido tartárico) também não é recomendado durante a gestação. Esses ácidos podem favorecer o aparecimento do melasma por permitirem maior exposição das camadas inferiores da pele à radiação solar. Ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático acima de 10% (glycolic acid, mandelic acid, lactic acid) – podem acarretar em aumento do melasma e manchas em geral na pele.


 Eu AMO o Tônico Adstringente da Avon. E lendo a composição, encontrei o ácido Salicílico entre os ingredientes.. Já coloquei ele separadinho, e não uso mais! Outros produtos que também deixarei de lado:  Sabonete verde da Vichy, aquele que deixa a pele sequinha e proporciona uma limpeza super profunda (possui ácido Salicílico e ácido Glicólico), Sabonete Actine da Darrow, e o Sabonete Effaclar Concentrado da Lá Roche-Posay

 A dica que dou é essa: tirem um tempinho, e olhem os rótulos, olhem os ingredientes.. Caso tenham dúvidas, é importante buscar orientação médica. Cada paciente necessita de um tratamento individualizado, e o seu médico irá indicar os produtos mais adequados para você.


✔️  Quais Ácidos são seguros?

• O Ácido Azelaico, por exemplo é considerado seguro.
Exames toxicológicos referentes à fertilidade, embriotoxicidade e teratogenicidade não indicaram qualquer risco de uso durante a gravidez. 

• Peróxido de benzoíla também é considerado seguro. Com uso liberado na gestação, pois, devido à pequena quantidade de benzoato ser facilmente transportada e excretada pelos rins, os efeitos sistêmicos na paciente grávida ou seu feto são improváveis.

 • Os protetores solares são indispensáveis. Não só para a proteção da saúde, mas também para evitar o aparecimento de melasma (as temidas manchas escuras). Olhe o rótulo e evite os que contêm metoxicinamato. Aqueles que possuem óxido de zinco costumam não apresentar problemas.


✔️ Os Principais Ativos Recomendados são:

• Óleo de rosa mosqueta
• Óleo de semente de uva
• Óleo de amêndoas
• Óleo de Oliva
• Elastina
• Vitamina E
• Glicerina
• Centella asiática
• Manteiga de karité

Invista em produtos com esse ativos!

Para o corpo, os produtos naturais costumam ser liberados, como: aloe vera; dexpantenol; glicerina;
óleo da semente de uva; e óleo de amêndoas.

Basicamente, minha rotina de cuidados com o corpo está sendo hidratação da barriga + seios com óleo e um hidratante mais potente, hidratação do restante do corpo com um hidratante da Natura. 

No rosto, hidratante e protetor solar. Fora, é claro, um ou outro cuidado pontual que tenho, como sabonete neutro, água micelar, máscaras hidratantes e/ou máscaras de argila.

4 comentários

  1. Tô igual aquele meme da Nazaré. Como assim o tônico tem acido? Gente eu nunca vi na embalagem e acabei de conferir os ingredientes e realmente tem. Vou sessar o uso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas kkk Por isso que é tão importante conferir a composição!! Beijos 💗

      Excluir
  2. Super informativo 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir