Alimentação Ring Neck | O que o Blue come? - Mireli Leão

26 de novembro de 2021

Alimentação Ring Neck | O que o Blue come?

Cenoura e beterraba pode! Alface e abacate não pode! No post de hoje irei contar um pouquinho sobre a alimentação do Ring Neck. 

Oii gente, tudo bem?
Espero que sim! 💙

Tenho recebido mensagens no Instagram (e no Kwai do Blue também) perguntando sobre a alimentação dele, o que ele come, qual a ração, como foi a adaptação.. e com base nisso resolvi trazer este post, para comentar um pouquinho sobre a alimentação  dele e também da espécie no geral.

A Espécie
O Ring neck (Psittacula Krameri), é uma espécie exótica, também conhecido na versão em português como periquito-de colar, periquito-de-colar-rosa, periquito-rabo-de-junco, é uma espécie de família amplamente distribuída na Ásia, África e Europa. É a única ave da família dos papagaios e periquitos que estão livres na Europa. Aqui no Brasil eles são bem conhecidos, inclusive existem alguns ring necks super famosos, um deles é o @lulu_de_lua :)

 É muito importante ressaltar que a criação aqui no Brasil só pode ser realizada se você adquirir a ave em um criatório autorizado pelo IBAMA, com anilha e nota fiscal. E para reproduzir em casa você precisa ser autorizado, a solicitação do documento deve ser feita junto às Secretarias de Meio Ambiente de cada Estado onde a atividade será exercida.

Blue
O Blue é um filhotinho de Ring Neck, que completou três meses no dia 18 de novembro. Ele NÃO pega mais a papinha! Já come extrusada, frutas, verduras e legumes. 

Alimentação
Na natureza, o Ring Neck se alimenta de uma grande diversidade de sementes, bagas, frutas, flores e néctar. Contudo, em cativeiro você pode alimentá-los com ração extrusado, mistura de sementes, frutas, legumes, e verduras.

INDICO ESSE EXTRUSADO DA SELLECTA!
 Extrusado é um alimento completo e balanceado, com ingredientes naturais e minerais orgânicos, indicado para psitacídeos de médio porte, tais como: maritaca, ring neck, ararajuba, rosela e demais psitacídeos adultos de mesmos hábitos alimentares.


• FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS
Frutas, legumes e verduras como banana, kiwi, goiaba, morango (raras vezes), maçã e uva (retirar as sementes de ambas), cenoura, beterraba, mamão, manga, melão, batata doce, pimentão, jiló, almeirão, repolho, e abóbora, são bem-vindos! 

Também pode oferecer milho verde, ovo cozido etc.


"Um cuidado de muita importância antes de iniciar a sua criação, é saber qual a melhor alimentação do Ring Neck. Quando se escolhe criar qualquer tipo pássaro, deve-se saber essencialmente quais são as comidas adequadas e que fazem bem à saúde, para assim evitar problemas graves como as doenças de pássaros. A correta alimentação do Ring Neck deve ser composta por uma ração de boa qualidade, frutas, legumes, verduras, sementes e grãos, como por exemplo: Girassol, aveia, alpiste, arroz cateto, linhaça, painço, niger, milho, dente de leão, couve, espinafre, mostarda, pepino, berinjela, cenoura, beterraba, pepino, tomate, morango e manga, são algumas das sugeridas pelos especialistas. Tenha atenção com a alimentação do filhote de Ring Neck, ela deve ser composta por uma ração de ótima qualidade e rica em complementos alimentares, como as frutas, legumes, vegetais, sementes e grãos, o que garantirá um crescimento saudável, fazendo com que os filhotes fiquem bem desenvolvidos e tenham um bom comportamento reprodutivo quando adultos. Outro detalhe importantíssimo deve ser a troca de água diária, que deve estar sempre limpa e fresca.Tenha sempre bastante atenção com alimentação para Ring Neck, esse é um dos segredos para ter pássaros com saúde." Fonte: www.criadoresdepassaros.com

Adaptação

O ideal é intercalar as refeições do seu pássaro, e ir substituindo a papinha pela ração extrusado aos pouquinhos. Vá oferecendo aos poucos e de diferentes formas.

Obs: se você só oferecer papinha ao pássaro 24h por dia ele só vai querer papinha! É um filhote, ele sempre vai preferir a maneira mais "fácil". Ele não vai trocar a papinha quentinha diretamente no bico pela ração seca e dura assim do nada rsrs

Por exemplo, de manhã o seu pássaro acordará com uma fome daquelas, né? coloque EXTRUSADO pra ver se ele come, pode ser triturada, pode ser em forma de biscoitinho.. e também coloque uma frutinha amassadinha por perto.. fique observando pra ver se ele toca, se ele come, qual ele comeu? Qual ele só fez experimentar e deixou lá abandonada? Vá observando!

Faça isso durante uma semana, um pouquinho de ração e uma frutinha amassada com garfo logo pela manhã. Um pouco do extrusado triturada por cima da fruta também é uma ótima sugestão.


Aos poucos ele vai se adaptando!

Outra observação: não deixe as frutas lá o dia inteiro, elas oxidam e perdem o valor nutricional. Deixe por umas duas ou três horas e depois jogue fora. Por precaução! 

 Lembre-se, a alimentação do ringneck não é difícil. Esses *papagaios* comem qualquer coisa que você ofereça. Você só precisa evitar óleos, sal e conservantes, e alguns alimentos tóxicos. 

***** existem algumas coisas que você NÃO pode oferecer para o seu Ring Neck, podem ser extremamente tóxicas:  Abacate, AlfaceTomate com sementes, Pão, bolo, bolachas e doces no geral.  FeijãoArrozAlhoCebolaCogumelos etc.

Antes de oferecer qualquer coisa que você tenha dúvida se pode ou não pode: PESQUISE! Não tem muita coisa sobre Ring Neck, mas é só pesquisar como se fosse pra calopsita que você encontrará várias informações. É bem difícil encontrar um post falando SOMENTE SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO RING NECK, então quando tiverem dúvida é só pesquisar se a calopsita pode comer tal coisa, se pode então o seu Ring Neck também pode. Eles são Psitacídeos, então as regras são praticamente as mesmas!

Além disso, é super importante manter água filtrada sempre ao alcance da ave, banhos de sol em dias não muito quentes, e alguns brinquedos para aliviar seu estresse. E mimar muitooooooo ele, você precisa ter tempo para cuidar dele direitinho e precisa ter paciência também porque é uma espécie muito bipolar kkkkk
 

Dessa maneira, você manterá uma boa qualidade de vida para o seu pássaro! 💙

Espero que o post de hoje tenha sido útil.
Fiquem com Deus, 
beijos!

Meu Instagram: @mirelileao_
Kwai do Blue: Blue Ring Neck

Um comentário