DERMABEL- Óleo de Argan: O Que É, Quais são os benefícios, Como usar, e Onde Encontrar. - Mireli Leão

18 de junho de 2017

DERMABEL- Óleo de Argan: O Que É, Quais são os benefícios, Como usar, e Onde Encontrar.


Oi meus amores, tudo bem? Hoje trago para vocês um post diferente, contarei um pouco sobre o Óleo de Argan, e quais os produtinhos que estou usando, espero que gostem! <3


O Óleo de Argan é um extrato retirado das nozes da planta Argania spinosa, encontrada apenas no Marrocos. Inclusive, há séculos os marroquinos já usam esse óleo para o tratamento dos cabelos, uso que foi descoberto recentemente pelo resto do mundo. Como essa planta não é encontrada em outros lugares, esse óleo é extremamente raro.

O Óleo é produzido de forma manual, primeiro retirando a polpa das nozes e deixando-as ao sol para secarem, depois são utilizadas pedras para abrir as nozes secas para que as sementes possam ser removidas, em seguida, elas são levemente tostadas e o óleo é retirado.

Obs: O Oléo de Argan também é conhecido como  Morrocan Oil.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ARGAN PARA OS CABELOS 

O Óleo de Argan ajuda em problemas como o frizz e controle de fios rebeldes. Isso acontece porque os cabelos normalmente tem carga elétrica negativa por causa da queratina, mas essa é a principal causa de fios arrepiados. Porém, os óleos vegetais encampam os fios, fazendo com que a carga negativa escorregue para as pontas, diminuindo o atrito e deixando os fios com aspecto saudável e maleável.
Além disso, ele é um tratamento natural: seus antioxidantes e vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão um brilho luminoso e ajudam a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. Por essa ação contra elementos que causam tensão nos cabelos, ele é muito indicado em xampus para cabelos afro ou ressecados.

Entre os nutrientes do óleo de argan, encontramos o tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais. Inclusive, de acordo com uma publicação feita na Universidade de Mohammed V em Agdal no Marrocos no Journal of Alternative Medicine Review, o óleo de argan tem 80% de gorduras insaturadas e tem três vezes mais vitamina Edo que qualquer outro óleo vegetal, o que o ajuda a nutrir melhor os cabelos, sendo útil para cabelos secos e quebradiços, reduzindo as pontas duplas, além de proteger de danos térmicos.

Ele também é benéfico para cabelos coloridos, pois ajuda a manter a cor por mais tempo e, de acordo com um estudo recente publicado no renomado Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, mostrou que o óleo de argan é capaz de proteger os fios contra os danos causados por tinturas e realçar o brilho e a maciez.

Apesar de hidratante, ele também é indicado para fios oleosos, pois é absorvido rapidamente e não deixa resíduos que favoreçam a oleosidade, desde que não seja utilizado em grandes quantidades, pois assim pode obstruir o bulbo capilar.

Além de serem agentes condicionantes, os ácidos graxos repõem a proteína capilar e deixam a fibra menos compactada e o fio mais brilhante e macio. A vitamina E é antioxidante e combate o envelhecimento causado por sol, poluição, vento e ar condicionado”, explica Celso. Na prática, esse coquetel significa cabelo sem frizz, longe de pontas duplas, mais disciplinado e com balanço extra.


Tesouro do oriente:
Se por aqui o Óleo de Argan é novidade, no Marrocos ele é conhecido e usado há séculos. Isso porque é lá que a árvore Argania spinosa cresce, dá frutos e desde sempre orienta os costumes de saúde e beleza daquele povo, ainda que sem embasamento científico.


COMO APLICAR 
No ritual de cuidados com os fios, o óleo de argan marca presença da pré-lavagem à finalização. “Como o produto tem ação reparadora e emoliente, pode ser usado em todas as etapas para melhorar a qualidade do cabelo”, fala o cabeleireiro Ricardo Moreno, do salão RM Trends, no Rio de Janeiro. Aprenda a explorar tudo o que ele tem de bom. 

Antes do shampoo: “Aqueça 1 colher de sobremesa de óleo de argan no micro-ondas por cinco segundos e passe no cabelo, massageando mecha por mecha. Espere uma hora e lave o cabelo”, diz o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do salão M.G Hair Design, em São Paulo. 

Para turbinar a máscara: “Misture de quatro a cinco gotas do óleo com o equivalente a uma moeda de 1 real de máscara capilar. Passe no cabelo limpo e úmido, evitando o couro cabeludo, e use uma touca térmica por 15 minutos. Depois, enxágue bem”, ensina Marco Antonio. 

Como leave-in: aplique de duas a cinco gotas (de acordo com o comprimento e o volume dos fios) no cabelo úmido e seque como de costume.

Como reparador de pontas: coloque duas gotas na palma das mãos e esfregue uma na outra. Depois, aplique nas pontas, espalhando bem.

Para diblar os danos da coloração: “Coloque três gotas do óleo na pasta de tintura que será aplicada no cabelo”, indica Cris Dios, cosmetóloga e cabeleireira do salão Laces & Hair, em São Paulo.

Na hora de modelar os cachos: junte a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos do seu creme para pentear com quatro ou cinco gotas de óleo de argan. Espalhe nos fios e retire o excesso de umidade com a toalha, amassando as mechas. Deixe secar naturalmente.

Antes do mar e da piscina: aplique 1 colher de chá do óleo no cabelo seco antes de entrar na água para blindá-lo dos danos do sal e do cloro.

Para valorizar as luzes: passe 1 colher de sopa de óleo de argan nos fios antes de aplicar a química.

A variedade de marcas de óleo de argan nas lojas de cosméticos está cada vez maior – e a de preços também.

Você sabia que para fazer 1 litro de óleo são necessários cerca de 30 quilos de sementes originárias do Marrocos?. Mas não é só a qualidade da matéria-prima e o transporte do produto até aqui que interferem no valor. O processo de cultivo da árvore (orgânico ou não), a extração e a manipulação do óleo também somam nessa conta.

Outro aspecto relevante é a concentração de óleo de argan na fórmula.

“Um bom produto tem que ter pelo menos 10% do ativo”, observa a cosmetóloga Cris Dios.

Mas nem todos os rótulos trazem essa informação. Cheque, então, se o ativo (escrito dessa forma: Argania Spinosa Kernel Oil) está entre as substâncias da composição.

Se descobrir que ela também contém silicone, não se assuste. Segundo a Cris Dios, ele é usado para diluir a matéria-prima, difícil de manipular em seu estado natural.

“O silicone possibilita que o produto seja usado antes do secador e da chapinha, pois forma um filme protetor que impede que o calor frite o cabelo, como aconteceria com o óleo puro”, fala.

Na hora de escolher, faça a prova da textura: coloque duas gotinhas em uma mão e esfregue na outra. O óleo não pode deixar a pele melada; tem que ser absorvido rapidamente.

Fontes: 



PRODUTOS QUE ESTOU USANDO NO MOMENTO 

AMPOLAS - ÓLEO DE ARGAN: Proporciona brilho instântaneo, controle de frizz e maciez, além de restaurar os fios danificados


ÓLEO DE ARGAN OURO DE MARROCOS 120 ML: deixa os cabelos mais macios e sedosos, com brilho intenso e elimina o efeito "frizz" arrepio dos fios.

Spray S.O.S. Óleo de Argan 15ml: Combate os cabelos danificados, restauarando-os fios deixandos macios e sedosos, com brilho intenso. 





Onde encontro esses produtos?


7 comentários

  1. O óleo de argan é realmente muito bom para controlar o frizz, adorei seu post bem explicadinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.
      Fica com Deus, beijinhos! <3

      Excluir
  2. Eu adoro Óleo de Argan e tudo que contenha ele na fórmula! Como faço luzes, tudo que tenha óleo na composição é bem vindo. Seu post está incrível!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É verdade, fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada pelo carinho!
    Fica com Deus. Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro óleo de argan, e agora que conheci todos os benefícios dele gostei mais ainda. Agora não vou ter dúvidas em escolher. Adorei o post, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica os produtos parecem ser muito ótimos 💕💕

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, manual do óleo de argan - utilidade pública. Acho muito bom produtos assim provenientes da natureza, mais saudáveis pro cabelo, né. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir